O que sao Acidentes Musicais?
Acidentes ou alterações são símbolos utilizados na notação musical para modificar a altura da nota imediatamente à sua direita e de todas as notas na mesma posição da pauta até o final do compasso corrente, tornando-as meio tom mais graves ou meio tom mais agudas, são representadas pelo símbolo ♯ - sustenido ou ♭ - bemol sendo que o sustenido representa o aumento da nota em um semi-tom e o bemol a diminuição da mesma. Esses símbolos, na partitura musical, aparecem ao lado esquerdo da nota a ser alterada.
Existem também os sustenidos duplos e os bemois duplos. Os primeiros representados pelo símbolo , fazem a frequência do som, em que estão aplicados, subir um tom. Os segundos, os bemóis duplos, representados pelo símbolo ♭♭, fazem a altura do som, frequência, descer um tom. Existem também os bequadros que anulam as alterações provocadas pelos sustenidos e pelos bemois.
Os acidentes têm esse nome pois representam alterações que ocorrem de forma eventual ou acidental ao longo de uma música. Quando uma nota deve ser executada com afinação elevada ou reduzida ao longo de toda a partitura, não se utilizam acidentes, mas sim armaduras de clave que indicam a tonalidade da composição. Os símbolos utilizados na armadura de clave são os mesmos, mas somente quando ocorrem junto a uma nota são chamados de acidentes.
Índice
Uma vez que um acidente tenha sido aplicado a uma nota, todas as notas na mesma posição da pauta manterão a alteração de altura até o fim do compasso. No compasso seguinte, todos os acidentes perdem o efeito e, se necessário, deverão ser aplicados novamente. Se desejarmos anular o efeito de um acidente aplicado imediatamente antes ou anular um sustenido ou bemol indicado na armadura de clave, devemos usar um bequadro, que faz a nota retornar à sua condição natural. Também neste caso, a anulação da alteração da armadura só dura até o fim do compasso quando voltam a valer normalmente.
É prática geral usar o mínimo de acidentes necessários junto às notas. Não se costuma utilizar como acidentes, as notas E♯ (que pode ser anotado como um F), o F♭ (igual aoE) , o B♯ (igual ao C) e o C♭ (igual ao B). No entanto em algumas tonalidades, essas alterações são usadas na armadura de clave para evitar que a mesma nota apareça duas vezes na escala, em forma natural e alterada. Por exemplo, na escala de fá sustenido maior: F♯, G♯, A♯, B, C♯, D♯ e E♯. Se não fosse usado o E♯, a mesma escala teria o F natural e o F♯. Isso tornaria a notação muito complicada e é por isso que se usa o E♯, mesmo que ele soe como um F natural. Fora da armadura, no entanto, quando a tonalidade o permitir, é sempre melhor usar E, F, B e C do que F♭, E♯, C♭ e B♯ respectivamente.
No exemplo abaixo podemos notar que, no primeiro compasso, o A♯ se mantém pela segunda e terceira nota, mas o bequadro faz a quarta nota voltar a ser um A natural. O segundo compasso é semelhante a não ser pelo acidente aplicado que é um bemol. No terceiro compasso há um G, um A♭♭ e um F♯♯. Embora tenham nome diferente e ocupem posições diferentes na clave, os acidentes aplicados fazem com que as três notas soem exatamente iguais (enarmonia).
Notas:
- Um acidente afeta apenas as notas subseqüentes na mesma linha ou espaço. A mesma nota em outra oitava não é afetada pelo acidente.
- Quando uma nota à qual foi aplicado um acidente excede a duração do compasso e perdura pelo(s) compasso(s) seguinte(s), o acidente permanece. Este é o chamado acidente de cortesia. Muitas editoras e programas de edição musical indicam este tipo de acidente explicitamente após a barra de compasso.
- Um acidente afeta apenas as notas subseqüentes na mesma linha ou espaço. A mesma nota em outra oitava não é afetada pelo acidente.
- Quando uma nota à qual foi aplicado um acidente excede a duração do compasso e perdura pelo(s) compasso(s) seguinte(s), o acidente permanece. Este é o chamado acidente de cortesia. Muitas editoras e programas de edição musical indicam este tipo de acidente explicitamente após a barra de compasso.
Acidentes duplos
Muitas vezes é preciso aumentar a afinação em intervalos de tom e não de semitom. Para isso são utilizados acidentes duplos.
Obs: Um acidente duplo pode ser usado para aumentar em mais meio tom uma nota que já seja sustenida na armadura ou para rebaixar em mais meio tom uma nota que já seja bemolizada na clave. Por exemplo, se uma tonalidade possui um B, a altura dessa nota será rebaixada em um semitom em relação à sua altura anterior após a aplicação do dobrado bemol (B - enarmônico ao A). Para anular o efeito de um acidente duplo deve-se utilizar um bequadro para que a nota se torne natural (deslocamento de um tom completo) ou aplicar um bequadro seguido imediatamente de outro acidente se for necessário retornar à altura da tonalidade (deslocamento de um semitom). Em algumas partituras, utiliza-se apenas um acidente para anular o anterior (deslocamento de um semitom), sem a necessidade de combiná-lo com um bequadro.
Acidentes microtonais
Para utilizar o sistema de notação ocidental em sistemas microtonais, existem acidentes que permitem representar intervalos múltiplos de quartos de tom, que podem ser combinados aos já apresentados:
Meio bemol
Abaixa a altura da nota que se segue em um quarto de tom.
Meio sustenido
Eleva a altura da nota que se segue em um quarto de tom.
Meio bemol Abaixa a altura da nota que se segue em um quarto de tom. | |
Meio sustenido Eleva a altura da nota que se segue em um quarto de tom. |