UKULELÊ - Instrumento Musical Havaiano - UKULELE GRÁTIS, COMO TOCAR?

Instrumental e Vocal Brasil / /
O Ukulele é um instrumento musical de cordas beliscadas, geralmente com 4 cordas de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono, entre outros.

ACESSE O VÍDEO ABAIXO PARA ENTENDER COMO FUNCIONA TOCAR

Instrumental e Vocal Brasil  Foto: Pablo  Shaul -Ukulele no BRASIL



História

O Ukulele tem sua origem no século XIX tendo como ancestrais o braguinha ou machete e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. Ukulele, no idioma havaiano quer dizer, dentre as interpretações possíveis, “pulga saltitante”, por causa do movimento das mãos de quem o toca. Na interpretação da rainha Liliuokalani, o nome significa "presente de longe", numa referência às origens do instrumento. Além de ser utilizado na música tradicional havaiana, o ukulele foi bastante utilizado na música popular americana. No pré-Segunda Guerra Mundial, foi utilizado por músicos de vaudeville como Roy Smeck e Cliff Edwards. Por ser portátil e relativamente barato, foi muito popular entre jovens músicos amadores durante a década de 1920, evidenciado pela impressão de diagramas de acorde para o instrumento nas partituras de música popular publicadas na época. No pós-Guerra, Mario Maccaferri produziu em larga escala ukuleles de baixo custo feitos inteiramente de plástico. Muito da sua popularidade foi cultivada pelo apresentador de TV e cantor Arthur Godfrey. Tiny Tim também se tornou um ícone do ukulele ao se apresentar com “Tiptoe Through the Tulips”. O interesse no ukulele caiu até meados dos anos 90, quando sua popularidade voltou a crescer. O conjunto Ukulele Orchestra of Great Britain, formado no final dos anos 80, faz versões de músicas pop no ukulele. O músico havaiano Israel Kamakawiwo'ole também ajudou a popularizar o instrumento, especialmente com seu pot-pourri de Over the Rainbow e What a wonderful world. George Harrison era um grande apreciador do ukulele, especialmente da sua variedade banjolele, e o utilizou nas gravações de algumas faixas do seu último disco, Brainwashed. Paul McCartney, que utilizou o ukulele na música Ram On, e hoje em seus shows homenageia George Harrison com uma performance de Something no seu Gibson tamanho tenor.

Brasil
O ukulele tem alguma popularidade no Brasil hoje, sendo mais conhecido por causa do cantor Israel Kamakawiwo’ole e da banda Beirut. Alguns músicos e conjuntos brasileiros utilizaram o ukulele em suas músicas, como a cantora Marisa Monte, no disco Universo ao Meu Redor, o cantor Tiago Iorc, na música It's a Fluke do cd Zeski, e a A Banda Mais Bonita da Cidade na música Oração. O músico James Hill fez alguns workshops no ano de 2012 no país. Também presente em quase todas musicas da extinta bandaTRI. Em 2016 aconteceu o primeiro grande festival e congresso online de ukulele - a Semana do Ukulele, idealizada pelo Mestre Vinícius Vivas (autor da primeira dissertação de Mestrado sobre ukulele no Brasil). O evento contou com 1200 inscritos e palestrantes de diversos estados.

Portugal
Em 1998, por ocasião da Exposição Mundial de Lisboa, organizou-se pela primeira vez em cem anos um espectáculo com músicos do Havaí e da Madeira, no projecto Father and Son, apresentado nos palcos da EXPO'98 e organizado pela editora madeirense Almasud.

Detalhes técnicos
Construção
O ukulele normalmente é feito de madeira, entretanto existem alguns que são feitos inteiramente de plástico ou outros materiais. Os ukuleles mais baratos são feitos de madeira compensada laminada, sendo em alguns casos com o tampo feito de uma madeira superior maciça, como o abeto ou o mogno. Outros, mais caros, são feitos inteiramente de madeiras maciças, como mogno ou Koa. Usualmente os ukuleles tem o formato tradicional de um violão. Também existem outros formatos diferentes, como o “pineapple”, inventado pela oficina havaiana Kamaka Ukulele. Existem também os Flea e Fluke, que tem o fundo de plástico e o tampo de madeira laminada de alta qualidade. Também há o banjo-ukulele (ou banjolele), muito utilizado no Reino Unido por músicos como George Formby e Tessie O'Shea, que é um híbrido entre o banjo e o ukulele.

Tamanhos
Quatro tamanhos de ukulele são os mais comuns: soprano, concert, tenor e barítono. Existem também os menos comuns sopranino, com uma escala mais curta do que a do soprano e os ukuleles baixo, nos extremos do espectro. O soprano, com a escala de 33 cm, também chamado de standard é o original e também mais tradicional. O concert, com escala de 38 cm, foi criado na década de 1920, como uma modificação do soprano, com um braço mais longo. O tenor, que tem a escala com comprimento de 43 cm, foi desenvolvido logo em seguida. O barítono, que tem a escala de 48 cm foi o último a ser inventado, na década de 1940.

Afinação
A afinação mais comum do ukulele soprano no seu auge na década de 20 era a em D6: (A4, D4, F#4, B4), mas hoje em dia a mais popular é a em C6 (G4, C4, E4, A4). Para os tamanhos concert e tenor a afinação mais usual também é a em C6. Uma característica do instrumento é a utilização da afinação reentrante, que a quarta corda é mais aguda do que a terceira. No entanto, uma quarta corda grave pode ser utilizada (afinação linear). O ukulele barítono normalmente é afinado linearmente em DGBE, como as 4 cordas mais agudas de um violão. O ukulele tenor, na época de sua criação também tinha essa afinação como recomendada.

Grafia
A grafia exótica do nome do instrumento pode gerar confusões. Já foram registradas diversas variações, sendo a mais comum "ukelele". A rigor, a palavra, na língua havaiana, é escrita ʻukulele, com a letra ʻokina no início. No entanto, na língua portuguesa, seguindo a grafia americana, convencionou escrever-se sem.

Pronúncia
No Brasil, costuma-se pronunciar ukulele como uma palavra oxítona, devido a analogia com palavras de origem africana, como maculelê, não relacionada ao instrumento. Na pronunciação na língua havaiana, a palavra é paroxítona.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ukulele



FOTOS DE UKULELE CONCERT BRASIL 2017
FOTOS DE UKULELE>Pablo Shaul - BRASIL

Aprenda a tocar UKULELE - Tendo interesse em Aprender no Curso Online: Clique Aqui para saber como funciona. 

Fonte: wikipédia

ukulele brasil, ukulele itabuna, bahia, musica no ukulelê, historia do ukulele no brasil, conheça mais sobre o maravilhoso instrumento musical de nome ukulellê, tocando ukulele na bahia, ukulele em itabuna, aulas, cursos, ukulelê no brasil, solos, tutoriais cursos online, aprendendo a tocar ukulele ukulele na bahia, itabuna, bahia, ba ukulele,brasil,musicos bons no ukulele, solos maravilhosos de ukulele, ukelele bom para comprar, qual o ukulele devo comprar para aprender, aprendiz ukulele brasil,#ukulele brasil, ukulele itabuna, bahia, musica no ukulelê, historia do ukulele no brasil, conheça mais sobre o maravilhoso instrumento musical de nome ukulellê, tocando ukulele na bahia, ukulele em itabuna, aulas, cursos, ukulelê no brasil, solos, tutoriais cursos online, aprendendo a tocar ukulele ukulele na bahia, itabuna, bahia, ba ukulele,brasil,musicos bons no ukulele, solos maravilhosos de ukulele, ukelele bom para comprar, qual o ukulele devo comprar para aprender, aprendiz ukulele brasil,#ukulele brasil, ukulele itabuna, bahia, musica no ukulelê, historia do ukulele no brasil, conheça mais sobre o maravilhoso instrumento musical de nome ukulellê, tocando ukulele na bahia, ukulele em itabuna, aulas, cursos, ukulelê no brasil, solos, tutoriais cursos online, aprendendo a tocar ukulele ukulele na bahia, itabuna, bahia, ba ukulele,brasil,musicos bons no ukulele, solos maravilhosos de ukulele, ukelele bom para comprar, qual o ukulele devo comprar para aprender, aprendiz ukulele brasil, #ukulele brasil



A INFORMAÇÃO MUSICAL QUE VOCÊ PRECISA!

Credibilidade e Confiança na Informação Musical para todo o Brasil!

EM PARCERIA COM O PROJETO - MÚSICA COM SIMPLICIDADE - EAD (ENSINO MÚSICAL À DISTÂNCIA) DE ALTA QUALIDADE - AULAS PRESENCIAIS E ONLINE PARA TODO O BRASIL (CANAL YOUTUBE)

FALE CONOSCO: CLIQUE AQUI (WHATSAPP) | Instagram | Facebook

PERGUNTE DIRETO

Nome

E-mail *

Mensagem *



Página com maior Nº de acessos!

TAGS RELACIONADAS | INSTRUMENTAL E VOCAL BRASIL

Instrumental e Vocal Brasil - A Informação Musical que Voçe Precisa! Aqui você fica por dentro de tudo do bom e do melhor na Bahia e no Brasil. AULAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, CURSOS DE INSTRUMENTOS VIOLÃO, TECLADO, CONTRABAIXO, GUITARRA, CAVAQUINHO CAVACO, VIOLONCELO, VIOLONCELLO, VIOLONCELLO, PIANO, TECLADO, APRENDA A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL EM ITABUNA BAHIA, CIDADE MUSICAL, QUER APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL - CURSOS ONLINE DE MÚSICA, CURSOS ONLINE AO VIVO, CURSOS ONLINE EAD BRASIL, APRENDA A TOCAR ACORDEON, SANFONE, GAITA, UKULELE, UKULELÊ, GRUPO MUSICAL EM ITABUNA BAHIA, ACORDIONISTA, LUTHIER LUTERIA LUTHIERIA BAHIA, ITABUNA, ILHÉUS, VITÓRIA DA CONSQUISTA BAHIA, QUER APRENDER A TOCAR , QUER APRENDER A CANTAR - MÚSICA COM SIMPLICIDADE ESCOLA DE MÚSICA EM ITABUNA COM AULAS PRESENCIAIS E ONLINE - AULAS AO VIVO POR VÍDEO CHAMADA - QUER APRENDER A TOCAR CONTRABAIXO - AULAS DE  CONTRABAIXO | QUER APRENDER A TOCAR VIOLONCELO - AULAS DE  CELLO | QUER APRENDER A TOCAR FLAUTA TRANSVERSAL - AULAS DE  FLAUTA | QUER APRENDER A TOCAR TROMPETE - AULAS DE  TROMPETE | QUER APRENDER A TOCAR TROMBONE - AULAS DE  TROMBONE | QUER APRENDER A TOCAR GUITARRA BAIANA - AULAS DE  GITARRA BAIANA (GB) BRASIL | CURSO DE VIOLÃO COM O PROFESSOR PABLO SHAUL - AULAS EM DOMICÍLIO COM O MELHOR PROFESSOR DE MÚSICA DA REGIÃO ITABUNA BAHIA, AULAS ONLINE E AO VIVO EM TODOS O BRASIL | QUER UM GRUPO MUSICAL PARA SEU EVENTO | GRUPO MUSICAL EM ITABUNA | GRUPO MUSICAL PARA CASAMENTO EM ITABUNA | MELHOR GRUPO PARA EVENTO ITABUNA MELHOR FORMAÇAO MUSICAL EVENTOS BAHIA | QUARTETO BAHIA | FORMAÇÃO MUSICAL A MELHOR DA REGIÃO | CURSOS ONLINE EM ITABUNA BAHIA BRASIL | QUER TOCAR VIOLÃO ? APRENDA TOCAR COM AULAS PRESENCIAS E ONLINE | ONLINE EAD | online AO VIVO | VIOLINO AULAS EM ITABUNA CURSO DE VIOLINO ITABUNA ILHÉUS VITÓRIA DA CONQUISTA | PROFESSOR DE MÚSICA LICENCIADO EM ITABUNA | PROFESSOR FORMADO EM MÚSICA NA BAHIA AULAS DE TECLADO | VIOLÃO, VIOLINO, BAIXO, SITAR, SÍTAR INDIANA NO BRASIL | AULAS DE GUITARRA BAIANA NA BAHIA | AULAS DE BANDOLIM CURSOS AULAS BRASIL # arena itabuna show # show do teto em itabuna # ingresso thiago # aquino itabuna stand up em itabuna show tierry itabuna camarote itapedro itabuna


Musicos
Cantores/Vocalistas
Instrumentistas