HISTORIA DA VIOLA CAIPIRA

Instrumental e Vocal Brasil / /
A Historia da VIOLA CAIPIRA
Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira. 

Tipos de Viola 

Existem várias denominações diferentes para Viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira, entre outras. "Falar da viola caipira é falar de um dos símbolos mais fortes da cultura brasileira. A viola caipira é, sem sombra de dúvida, senão o mais importante, um dos mais populares instrumentos da cultura brasileira." 
Marcus Biancardini 

Simbolo Nacional 

A viola é o símbolo da original música sertaneja, conhecida popularmente como moda de viola ou música raiz. No Brasil, é um instrumento tradicional. Músicas entoadas em suas cordas atravessaram décadas, gerações e, até hoje, estão presentes no nosso dia a dia, na cultura brasileira. Em Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, entre outros, a viola tem destaque, onde a tradição da moda de viola é passada de geração pra geração. A viola é um instrumento com um potencial fora do normal. O músico e instrumentista já falecido Renato Andrade comprovou isso, nos estudos que fez, conseguindo imitar instrumentos como: Harpa de concerto, Harpa Paraguaia, Guitarra Portuguesa, Bandolim Napolitano, Balalaica Russa e, como ele sempre dizia, também "imitar a viola"! 

Lendas e Histórias

 Existem diversas lendas e histórias acerca da tradição dos violeiros e a respeito das afinações da viola. O nome da afinação "Cebolão" seria do fato de as mulheres chorarem, emocionadas ao ouvirem a música, como quem corta cebola. A afinação Rio Abaixo seria originada na lenda de que o Diabo costumava descer os rios tocando viola nessa afinação e, com ela, seduzia as moças e as carregava rio abaixo. Do violeiro que utiliza esta afinação diz-se, eventualmente, que pode estar enfeitiçado ou ter feito pacto com o demônio. Acredita-se que a arte de tocar viola seja um dom de Deus, e quem não o recebeu ao nascer nunca será um violeiro de destaque. Porém, a lenda diz que mesmo a pessoa não contemplada com este dom pode adquirir habilidade de um bom violeiro. Uma das opções seria uma magia envolvendo uma cobra-coral venenosa, conhecida como simpatia da cobra-coral. Outro modo seria fazer rezas no túmulo de algum antigo violeiro, na sexta-feira da paixão. Há ainda a possibilidade do violeiro firmar um pacto com o Diabo para aprender a tocar viola. O pesquisador Antônio Candido conta que na região da Serra do Caparaó, assim como em outras, o Diabo é considerado o maior violeiro de todos. Tal mito explica a quantidade de histórias, em todo o Brasil, de violeiros que teriam feito pacto com o Diabo para tocarem bem. Entretanto, o violeiro que faz este tipo de pacto não vai para o inferno, já que todos no "céu" querem violeiros por lá. Uma característica típica dos violeiros do nordeste é o duelo de tocadores. Todo bom violeiro se auto-afirma o melhor da região e, se outro violeiro o contraria, o duelo está começado. Em certas regiões, por tradição, as violas carregam pequenos chocalhos feitos do guizo da cascavel, pois, segundo a lenda, tem poder de proteção para a viola e para o violeiro. Segundo contam os violeiros de antigamente, o poder do guizo chega a quebrar as cordas e até mesmo o instrumento do violeiro adversário.
FONTE: www.radioranchodatraira.com.br/noticia/7717/a-origem-da-viola-caipira



CURSO DE VIOLA CAIPIRA - NÍVEL COMENÇANDO DO ZERO - DESDE OS PRIMEIROS PASSOS!
Através de um método exclusivo, eficiente e com resultados comprovados, você vai aprender a tocar na prática. Durante o curso você terá acesso a todo o nosso material em nossa plataforma e assiste quando e onde quiser.


A HISTÓRIA DA VIOLA CAIPIRA # A história da viola caipira # aprenda a tocar viola caipira com aulas online com alta qualidade e o menor preço do brasil # ir aprender agora a tocar viola caipira com aulas online passo a passo # desenvolva suas habilidade toque começando do zero viola caipira com aulas online, iniciando do zero curso viola caipira agora começar do zero na viola caipira aulas viturais # aulas viola caipira ead # aulas viola caipira a distancia ead

viola caipirVviola caipira do zero # aulas online viola caipira # amo viola # viola no brasil aulas online do zero # quero tocar viola # quero tocar viola em casa # quero tocar viola na igreja # tocando viola caipira na igreja # como tocar moda de viola # tocar pagode na viola # viola pagodeira # viola como tocar do zero # iniciante viola como tocar do zero # aula viola do zero # viola caipira como aprender a tocar fácil # tocar viola caipira facil aulas online na plataforma # melhor curso de viola caipira do brasil # viola caipira melhor que ta tendo # viola caipira como aprender a tocar começando do zero #


A INFORMAÇÃO MUSICAL QUE VOCÊ PRECISA!

Credibilidade e Confiança na Informação Musical para todo o Brasil!

EM PARCERIA COM O PROJETO - MÚSICA COM SIMPLICIDADE - EAD (ENSINO MÚSICAL À DISTÂNCIA) DE ALTA QUALIDADE - AULAS PRESENCIAIS E ONLINE PARA TODO O BRASIL (CANAL YOUTUBE)

FALE CONOSCO: CLIQUE AQUI (WHATSAPP) | Instagram | Facebook

PERGUNTE DIRETO

Nome

E-mail *

Mensagem *



Página com maior Nº de acessos!

TAGS RELACIONADAS | INSTRUMENTAL E VOCAL BRASIL

Instrumental e Vocal Brasil - A Informação Musical que Voçe Precisa! Aqui você fica por dentro de tudo do bom e do melhor na Bahia e no Brasil. AULAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, CURSOS DE INSTRUMENTOS VIOLÃO, TECLADO, CONTRABAIXO, GUITARRA, CAVAQUINHO CAVACO, VIOLONCELO, VIOLONCELLO, VIOLONCELLO, PIANO, TECLADO, APRENDA A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL EM ITABUNA BAHIA, CIDADE MUSICAL, QUER APRENDER A TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL - CURSOS ONLINE DE MÚSICA, CURSOS ONLINE AO VIVO, CURSOS ONLINE EAD BRASIL, APRENDA A TOCAR ACORDEON, SANFONE, GAITA, UKULELE, UKULELÊ, GRUPO MUSICAL EM ITABUNA BAHIA, ACORDIONISTA, LUTHIER LUTERIA LUTHIERIA BAHIA, ITABUNA, ILHÉUS, VITÓRIA DA CONSQUISTA BAHIA, QUER APRENDER A TOCAR , QUER APRENDER A CANTAR - MÚSICA COM SIMPLICIDADE ESCOLA DE MÚSICA EM ITABUNA COM AULAS PRESENCIAIS E ONLINE - AULAS AO VIVO POR VÍDEO CHAMADA - QUER APRENDER A TOCAR CONTRABAIXO - AULAS DE  CONTRABAIXO | QUER APRENDER A TOCAR VIOLONCELO - AULAS DE  CELLO | QUER APRENDER A TOCAR FLAUTA TRANSVERSAL - AULAS DE  FLAUTA | QUER APRENDER A TOCAR TROMPETE - AULAS DE  TROMPETE | QUER APRENDER A TOCAR TROMBONE - AULAS DE  TROMBONE | QUER APRENDER A TOCAR GUITARRA BAIANA - AULAS DE  GITARRA BAIANA (GB) BRASIL | CURSO DE VIOLÃO COM O PROFESSOR PABLO SHAUL - AULAS EM DOMICÍLIO COM O MELHOR PROFESSOR DE MÚSICA DA REGIÃO ITABUNA BAHIA, AULAS ONLINE E AO VIVO EM TODOS O BRASIL | QUER UM GRUPO MUSICAL PARA SEU EVENTO | GRUPO MUSICAL EM ITABUNA | GRUPO MUSICAL PARA CASAMENTO EM ITABUNA | MELHOR GRUPO PARA EVENTO ITABUNA MELHOR FORMAÇAO MUSICAL EVENTOS BAHIA | QUARTETO BAHIA | FORMAÇÃO MUSICAL A MELHOR DA REGIÃO | CURSOS ONLINE EM ITABUNA BAHIA BRASIL | QUER TOCAR VIOLÃO ? APRENDA TOCAR COM AULAS PRESENCIAS E ONLINE | ONLINE EAD | online AO VIVO | VIOLINO AULAS EM ITABUNA CURSO DE VIOLINO ITABUNA ILHÉUS VITÓRIA DA CONQUISTA | PROFESSOR DE MÚSICA LICENCIADO EM ITABUNA | PROFESSOR FORMADO EM MÚSICA NA BAHIA AULAS DE TECLADO | VIOLÃO, VIOLINO, BAIXO, SITAR, SÍTAR INDIANA NO BRASIL | AULAS DE GUITARRA BAIANA NA BAHIA | AULAS DE BANDOLIM CURSOS AULAS BRASIL # arena itabuna show # show do teto em itabuna # ingresso thiago # aquino itabuna stand up em itabuna show tierry itabuna camarote itapedro itabuna


Musicos
Cantores/Vocalistas
Instrumentistas